Temor de homens – uma epidemia da alma

Temor-de-Homens


Muitas das pessoas com quem tenho conversado também tiveram um despertar quando viram o poder controlador de outras pessoas. Eles despertaram para uma epidemia da alma chamada, na linguagem bíblica “o temor do homem”.

Embora fossem adoradores declarados do verdadeiro Deus, no fundo temiam outras pessoas. Não quer dizer que eles ficavam apavorados ou com medo dos outros (embora às vezes estivessem). “Temer” no sentido bíblico é uma palavra muito mais ampla. Inclui ter medo de alguém, mas amplia-se a respeitar muito alguém, ser controlada ou dominada pelas pessoas, adorar outras pessoas, colocar sua confiança nas pessoas ou precisar de pessoas.

Mais uma observação: Assim como “temer” no sentido bíblico é definido de maneira mais ampla, assim também a palavra “homem”. No sentido usado nas Escrituras, essa palavra inclui homens, mulheres e crianças. Quando eu uso a expressão bíblica “temor do homem” neste livro, não estou limitando o meu foco para o gênero masculino. Eu estou declarando, como a Bíblia faz, que cada pessoa em nossas vidas têm o potencial para nos controlar.

Porém, pense nisso: o temor do homem pode ser resumido da seguinte maneira: Nós colocamos as pessoas no lugar de Deus. No lugar de um temor do Senhor ordenado biblicamente, tememos os outros.

É claro que o “temor do homem” recebe outros nomes. Quando somos adolescentes, chama-se “pressão do grupo”. Quando ficamos mais velhos, chama-se “agradar as pessoas”. Recentemente, tem sido chamado de “codependência”. Com esses rótulos em mente, podemos reconhecer o temor do homem em qualquer lugar.

  • Você já lutou com a pressão do grupo? “Pressão do grupo” é simplesmente um eufemismo para o temor do homem. Se você passou por isso quando mais jovem, acredite-me, ela ainda existe.
  • Ela pode estar escondida e ser revelada de formas mais adultas, ou pode estar camuflada por um currículo impressionante (a imagem do seu sucesso).
  • Você está super atarefado? Acha difícil dizer não mesmo quando a prudência indica que é isso que deve ser dito? Você é um “contentador de pessoas”, um outro eufemismo para o temor do homem.
  • Você “precisa” de alguma coisa de seu cônjuge? “Precisa” que seu cônjuge ouça você? Respeite você? Pense bem neste ponto. Com certeza Deus se alegra quando há uma boa comunicação e respeito mútuo entre os cônjuges. Mas para muitas pessoas, o desejo por essas coisas tem raízes em algo fora do plano de Deus para os portadores da sua imagem. A menos que você compreenda os parâmetros bíblicos do compromisso conjugal, seu cônjuge irá tornar-se alguém a quem você teme. Seu cônjuge o controlará. Seu cônjuge discretamente irá tomar o lugar de Deus em sua vida.
  • A auto-estima é um problema crítico pra você? Essa, pelo menos no nosso país, é uma das expressões mais comuns do temor do homem. Se a auto-estima é um tema que se repete na sua vida, há uma grande possibilidade de que a sua vida gire em torno do que os outros pensam. Você acata ou teme a opinião deles. Você precisa que eles sustentem o seu senso de bem-estar e identidade. Você tem necessidade de que eles o supram.
  • Você alguma vez já sentiu como se pudesse ser apresentado como um impostor? Muitos executivos e pessoas aparentemente bem-sucedidas já. O sentimento de ser exposto é uma expressão do temor do homem. Significa que a opinião das outras pessoas – principalmente a possível opinião de que você é um fracasso – são capazes de controlar você.
  • Você sempre pensa duas vezes antes de tomar uma decisão por causa do que as outras pessoas poderiam pensar? Você tem medo de cometer erros que farão com que pareça mal aos olhos dos outros?
  • Você se sente vazio ou sem sentido? Você já sentiu “fome de amor”? Aqui novamente, se você precisa dos outros para completá-lo, você é controlado por eles.
  • Você fica envergonhado facilmente? Se sua resposta é sim, as pessoas e a opinião que elas têm de você provavelmente definam você. Ou, para usar uma linguagem bíblica, você valoriza a opinião dos outros a ponto de ser controlado por eles.
  • Você mente sempre, principalmente aquelas mentirinhas brancas? E aquelas omissões onde você não está tecnicamente mentindo com os seus lábios? A mentira e outras formas nebulosas de viver geralmente são maneiras de fazer com que pareçamos melhores diante das outras pessoas. Elas também servem para cobrir a nossa vergonha diante dos outros.
  • Você tem inveja dos outros? Você é controlado por eles e por suas posses.
  • As outras pessoas geralmente deixam você irado ou depressivo? Elas estão deixando você louco? Caso positivo, provavelmente elas sejam o centro controlador de sua vida.
  • Você evita as pessoas? Se sim, mesmo que diga que não precisa delas, você ainda é controlado. Não é um eremita dominado pelo medo do homem?
  • A maioria das dietas, mesmo quando aparentemente sob o nome de “saúde”, tem a finalidade de impressionar os outros? O desejo pelo “elogio do homem” é uma das maneiras pelas quais honramos as pessoas mais do que a Deus.
  • Nenhuma destas definições se encaixa a você? Quando se compara aos outros, você acha que está bem? Talvez a forma mais perigosa do temor do homem é o temor do homem “bem-sucedido”. Essas pessoas acham que conseguiram. Elas têm mais do que os outros. Sentem-se bem consigo mesmas. Mas suas vidas ainda são definidas por outras pessoas muito mais do que por Deus.

Não pense que este é simplesmente um problema para os tipos tímidos, quietos. A pessoa furiosa ou a que tenta intimidar também não é controlada por outros? Qualquer forma de tentar diminuir os outros para parecer melhor do que eles, conta. E os executivos que trabalham para ser mais produtivos do que um companheiro para seguir em frente? As manobras sem fim dos egos para conseguir vantagem em uma sala de reuniões de uma empresa são uma versão agressiva do temor do homem. E você acha que o atleta famoso, super confiante, está acima dessa busca pela aprovação dos admiradores e comentaristas esportivos? Declarar agressivamente que você não precisa de ninguém é uma prova maior do temor do homem do que os tímidos exemplos que vimos até aqui. O temor do homem apresenta-se nessas embalagens e em muitas outras.

E agora, isso inclui você? Se não, pense em apenas uma palavra: evangelismo. Você tem sido tímido para compartilhar a sua fé em Cristo porque os outros poderiam pensar que você é um tolo?

Peguei você.

O temor do homem faz de tal maneira parte da nossa estrutura humana que devemos checar os batimentos cardíacos de alguém que o negue.

Trecho do livro:

capa_22

X